Bom como disse eu iria falar do G4T que eu tive, citando lados bons e negativos desse carro.
Vou começar falando do motor original, por ser um carro flex, a sua taxa de compressão(13:01) e elevada e alguns preparadores optam por trocar os pistão por forjado já de cara, como o orçamento estava curto na época eu quis correr o risco.
Dados que interessam:
Modelo Motor: Motor Power 1.0 (EA-111)
Potência: 68hp(gasolina) 71hp(álcool) 5750 rpm
Torque: 9,4 kgfm (gasolina) 9,7 kgfm (álcool) 4250 rpm
0-100 km: 13,5(gasolina) 13,0(álcool)
Consumo Urbano: 13,8 (gasolina) 9,8 (álcool)
Consumo Estrada: 18.5 (gasolina) 12,2 (álcool)
Já com os dados da pra ver, que tem muito 1.0 por ai bem mais fraco né, exemplo os Unos da vida. Agora vamos aos itens acrescentados com o turbo:
Turbina: Garrett T2 (usada na sprinter 312) .48.36
Dosador: HPI Beep Turbo
Válvula de Alívio: Beep Turbo
Coletor de Escape: Beep Turbo
Mangueiras: 2 Cotovelos 90º em silicone
Coletor Admissão: Em alumínio Folego Turbo
Cano: Em alumínio conectado nas mangueiras
Clamper: Fueltech
Manômetro: Pressão Turbo 1kg ODG
Hallmeter: ODG
Preparação:
O carro ficou no estaleiro uns 15 dias, participei de perto de toda a montagem do kit e preparação do carro, ajudei a desmontar e montar o carro sempre que pude. Primeiramente o carro foi montado com uma Turbina Master Power .42.48. Mas como todo mundo imaginou o carro demorou muito para encher a turbina, enchia ela muito tarde, perto do seu corte de giros(a central desses motores cortam a alimentação em uma determinada faixa de giros, não vou colocar exatamente pois de acordo com o ano e modelo, muda a central bosch ou magneti marelli). Após a troca da turbina pela Garrett .48.36 o carro ficou muito bom, com a turbina acordando em aprox. 2500 rpm, e levando até a luz de EPC acender e cortar rotação, este foi o único contra tempo que tivemos. Foi preciso fazer uma breve pesquisa na internet para descobrir o Clamper, existe vários fabricantes mais o que vi menos reclamação e maior aceitação em carro foi o Fueltech. O Clamper serve para enganar a central quando a mesma lê pressão positiva em seu sensor MAP, e não cortar a aceleração no pedal, sendo que ele e eletrônico.
Carro montado, faltando apenas o acerto...
No acerto regulamos o carro primeiramente com 0,8kg de pressão o máximo tolerável com pistão e bielas originais, veio a surpresa na alta os bicos originais davam falta, fomos abaixando a pressão para regular o carro sem bico auxiliar ou ser preciso a troca dos bicos. No fim o carro foi acertado com 0,5kg com mistura rica até seu corte em aproximadamente em 6000rpm. Mesmo o carro com essa pressão aparentemente pequena, ele apresentou um ótimo desempenho, pois tem uma alta taxa de compressão, e com apenas 0,5kg ele saltou de míseros 71hps para ~110hps(potência motor). E com o torque vindo bem cedo junto com a turbina em ~2500 rpm como foi falado anteriormente.
Com essa configuração rodei aproximadamente 20.000 kg fazendo apenas troca de óleo, viajei algumas vezes e nunca tive nenhuma dor de cabeça.
Prós:
Carro mais forte, mais segurança em ultrapassagens, prazeroso de dirigir escutando a turbina encher. Consumo na estrada melhorou.
Contras:
Pequeno aumento de consumo urbano, o combustível utilizado passa a ser apenas o álcool (etanol).
Ficha Técnica Após Turbinado:
Modelo Motor: Motor Power 1.0 (EA-111)
Potência: ~110hp(álcool) 5750 rpm
Torque: 15,3 kgfm (álcool) 4250rpm
0-100km: 10,9 (álcool)
Consumo Urbano: 8,9 (álcool)
Consumo Estrada: 12,5 (álcool)
Próxima postagem, começo falando da preparação do GTI 16V. Ia me esquecendo, quem tiver interesse estou vendendo todo o kit turbo utilizado no G4T, pois o vendi massarico(sem o kit).
Até a próxima,
abraço
Video dele acelerando,
Gastou muito ?
ResponderExcluirBom dia Cristiano,
ExcluirA peça mais cara do kit foi a admissão de alumínio, por incrível que isso pareça. Pois ela e difícil de achar, eu gastei aproximadamente R$ 3.500,00 com tudo zero e mão de obra. Mas se fosse hoje eu não gastaria R$ 2.000,00. Pois só na admissão eu paguei R$ 1.300,00 e estou vendendo ela por R$ 600,00. Ontem vi um anuncio no ML, não sei quem é o cara, ele e de BH vendendo um Holset HX25 T2...A mesma coisa da minha Garrett por R$ 500,00. O resto das peças são baratas, e mesmo o gasto que eu tive valeu cada centavo o carro fica muito ágil e gostoso de dirigir.
Bom dia, meu amigo, quero fazer o mesmo no meu carro. Tenho uma duvida se você puder me ajudar ficarei grato.
ExcluirUso o carro diariamente, trabalho nele. Rodo em media uns 10.000km mês.
Você acha que compensa ou seria condenar o motor
Tenho interesse em montar um kit semelhante no meu G4 1.0 2012 TREND, tenho algumas dúvidas:
ResponderExcluirVocê usou intercooler com esse kit ?
Por quanto está vendendo o kit ?
Valeu.
Abraço
E aí Guto beleza?
Excluirentão cara, o kit era bem basico, kit padaria mesmo. Não usei intercooler. Infelizmente eu ja vendi todas as peças do kit, caso você queira tirar mais algumas duvidas sobre a preparação desse motor estou a disposição.
abraço
Ola amigo
ResponderExcluirtenho g4 1.0 07/08 colocamos um kit turbo nele mas a bos.a do acelerador eletronico corta perto dos 4500rpm !
ja coloquei o tal do clamper (marca his) mais nao apresentou melhoras
tenho bicos trabalhados e dosador para pressão do combustível,
gostaria de alguma ideia para solucionar meu problema pois onde moro tenho poucos recursos !
obrigado
Tudo bem Flor,
ResponderExcluirentão, eu nao conheço o clamper da HIS, mais no Fueltech tem uma regulangem do sinal enviado para a central, talvez seja esse o problema ou ainda existem alguns casos em que a central não reconhece a clamper e preciso trocar a marca. O mais aceito pelas centrais e o da Fueltech.
Espero ter ajudado, e volte sempre.
Um abraço
huuum
ResponderExcluirokay Felipe, ajudou muito
vou falar com o pessoal da fuel tech qual quer coisa volta com mais perguntas ou se achar a solução deixo aki para mais pessoas utilizarem!
abraço
Ok Flor...
ExcluirVolte mais tarde no blog caso surja mais duvidas ou pra fazer uma visita, breve vou postar o 1º Upgrade que fiz no GTI.
abraço
okay hj vamos fazer um teste, colocar o sensor antes da turbina,
Excluircolocar ele entre o filtro de ar e a turbina assim que tiver respostas informarei
abraços
opa,
ResponderExcluironde você está ligando o clamper? não e na central nao?
nao nao, estamos ligando no sensor MAP
ExcluirNão tem necessidade de mudar o sensor não. E porque o meu estava ligado no sinal do MAP, so que perto da central. e era alimento por um pos chave do painel. Você conseguiu resolver o problema?
Excluirhuum, nao resolveu!
Excluirestou desanimando ja kkkkkk
ultima tentativa vai ser comprar o clamper da fuel tech mais vou falar com o suporte deles se me garantirem que funciona vou comprar !!
se nao o jeito vai ser vender o kit pra alguem que tenha um carro com sistema diferente !!
O cara ai ta olhando a voltagem com um multimetro a saida do sinal do clamper? no manual fala que o sinal tem que ficar aproximadamente em 4,2volts.
ExcluirNunca ouvi falar de clamper da fueltech dando problema, a chances de resolver sao grandes... e não vende o kit nao rapaz, carro aspirado e ruim demais!
abraço
sim sim,
Excluirmais ainda corta
falei com o pessoal da FUEL TECH, eles me garantiram que funciona
ja estou fazendo o pedido aki !!!
carro aspirado eh foda !!
eaioheoiaheoiaheoihaoeih
abraço irmao valeu pelas dicas !!!
Denada cara,
Excluirquando o carro estiver 100% faz um video dele pra postar no meu canal,
e continue acompanhando o blog... breve espero ter o GTI turbo!
abraço
O Felipe é o Warley mano Beleza ? Aqui me responda uma coisa você usava o escape original do carro no seu G4 ?
ResponderExcluirE ai Warley,
Excluirentão cara o meu eu usava escape original, ate 1kg da pra rodar com escape original, daí pra la começa a segurar o carro. Mais com miolo original so anda ate 0,8kg de pressao ... Você pode ficar tranquilo que vai rodar bonito! =D
abraço
já vendeu o coletor de aluminio?
ResponderExcluireu vendi, so que o menino que comprou tambem vendeu o carro, e ta vendendo. Ele ta querendo 800 na admissão, ela na folego ta 1300! se vc tiver interesse deixa outro comentario aqui que te passo o contato dele.
Excluirvolte sempre no blog,
abraço
olá td bem felipe mas qual Clamper da fuel tech vc usou estou vendo muitos modelos e preços?obrigado
ResponderExcluirDesculpe pela demora, o blog ta dando pau e não me avisa que tem perguntas. A fueltech tem somente um clamper,(que custa uns 200 reais) ela possui outras centrais eletronicas, como injecoes auxiliares, Ex: Ft400. Espero ter ajudado, abraço
Excluirparabens ae vc foi em frente no que buscava e hj é prova viva que dá certo muitos me disseram que era besteira eu turbinar o meu g4 que só dá B.O mas pelo jeito naum logo logo estarei com o meu kit espero que possa tirar dúvidas minhas caso eu precise como ah que já está acima dessa falow..vc tem e-mail??
ResponderExcluirDesculpe pela demora, o blog ta dando pau e não me avisa que tem perguntas. E so perguntar, que tem ou teve, sabe como e.... O resultado e mto bom, nao me deu uma dor de cabeça, pessoal fala sem conhecer! abraço
ExcluirBoa noite Felipe, tudo bem ? Vem ca, tenho um gol g4 2006 1.0 e tenho interesse em coloca um kit desses. O meu desejo é bem próximo do tipo de carro que vc obteve: Um carro turbo pra curtir e nao pra correr. Vc poderia me dizer quais foram as peças que vc instalou ou onde encontro ? Abraço
ResponderExcluirBoa noite, eu gostaria de saber se você alterou bicos injetores, bomba de combustível, central da injeção, central da ignição ou alguma outra coisa que você não tenha descrito no post acima, pois gostaria de instalar no meu g4 2011, referente à taxa você não mexeu também? no mais foi só instalação do kit e regulagem, sem precisar abrir o motor, isso?
ResponderExcluirBom dia Felipe! Gostaria de saber onde vc comprou o coletor de admissão ou se ainda tem o do Gol para vender?
ResponderExcluirBoa tarde fill, estamos montando um g4 08, estamos com kit em maos e só falta o clamper, pelos comentarios ja vamos comprar logo o da fueltech... onde e como ele deve ser instalado? E uma outra duvida é sobre a reguladora de pressao que vai na bomba né? Vc eliminou ela? Teve que puchar mangueira de retorno para a dosadora?
ResponderExcluirPor que não adotou o kit Turbo original VW, usado no antigo Gol 1.0 Turbo? Menos adaptações, ... Peças originais...
ResponderExcluirPor que não adotou o kit Turbo original VW, usado no antigo Gol 1.0 Turbo? Menos adaptações, ... Peças originais...
ResponderExcluirO motor do Gol 1.0 Turbo e um motor com cabeçote DOHC de 16V com uma turbina garret pequena. Essas peças não serve no motor AE111, modelo equipado no Gol G4, G5. Este o motivo de não utilizar nenhuma peça.
Excluirshow
ResponderExcluirAmigo venho nessa mesma pegada sua de melhorar meu carro, porem venho pesquisando bastante sobre o assunto e cheguei até seu blog. que até então me trouxe um melhor entendimento.
ResponderExcluirMinha visão não é fazer um canhão de rua e sim manter o máximo não de originalidade no motor não quero uma potencia gigante. O seu creio que chegou no resultado que eu espero do meu. poderia passar uma lista de materiais equipamentos que vc usou pra eu usar como base no meu? se der ficarei grato pode ser por e-mail benzamat12@gmail.com des de já obrigado e parabéns
Desculpe a demora, pois não tenho entrado muito aqui. Te respondo por email. abraço
ExcluirDai parceiro, eu sei que seu post é antigo, mas nao custa tentar... Tenho um gol tb 06/07 e queria muito colocar um turbo nele, mas pressão minima, soh pra deixar ele um pouco mais esperto e nao prejudicar o motor.
ResponderExcluirRodar com pressão 0.6 é de boa? E a vida útil do motor como é que fica? Será que fica muito caro?
e ai amigo tudo bem?
Excluirvendi aquele carro a um amigo e ele o possui ate hoje, inclusive minha namorada vai compra-lo.
Nao compromete em nada a vida util do motor.
Eu andava com 0,450 ou 0,500 de pressão. Não fica caro, o mais caro e turbina, utilizava uma garrett da sprinter.
qualquer duvida so me chamar aqui.
Já vendeo ?
ResponderExcluireugeniomanuel@gmail.com
ola amigo sei que o post e antigo, mas gostaria de saber como fez a alimentação dos bicos com o dosador, vc puxa a mangueira de retorno? elimina o regulador do tanque? pq na flauta nao tem retorno. obg.
ResponderExcluirola amigo, essa potencia vc mediu em dinamometro?
ResponderExcluirBoa noite, tbm sou de bh vc poderia me passar o contato de onde comprou o coletor de admisão de aluminio :
ResponderExcluirE ai amigo,
Excluircomprei em sp, de uma olhada no ML sempre tem gente vendendo la.
Você pode mandar a relação de peças que utilizou na montagem do seu kit turbo?
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